top of page

Projeto – Escola do Povo 

 

A “Escola do Povo” é um programa de oficinas artísticas que incentiva a partilha do saber entre artistas e artesãos com o público de qualquer faixa etária. A ideia deste projeto é abrir portas a todos aqueles que desejem partilhar o seu conhecimento ou técnicas artísticas. Neste projeto pretendemos incluir desde jovens universitários com formas de trabalhar inovadoras até sénior que praticam uma arte como o crochê, arraiolos, bilros entre outras, mas que nunca tiveram oportunidade de a partilhar por falta de uma comunidade, tempo ou interesse da parte das gerações mais novas.      

Neste sentido queremos levar estas iniciativas avante através do trabalho da Associação Apertum Ars (A3). Organizamos oficinas artísticas, em que artistas e artesãos são convidados a transmitir o saber de forma aberta e acessível ao grande público. O concurso é realizado em formato open call, com periodicidade trimestral. O concurso está aberto a pessoas com ou sem atividade fiscal aberta. A A3 disponibiliza-se à atribuição de uma bolsa de incentivo à partilha do saber, para pessoas que consigam provar rendimentos baixos (abaixo do salário mínimo) ou nulos. A A3 tem a capacidade de limitar o número de bolsas atribuídas a cada participante.  

Para participar nestas oficinas, os formandos terão de se tornar sócios da A3 pagando um valor simbólico como cota anual. O custo das oficinas em si será variável, mas através da nossa ampla programação, teremos oficinas acessíveis a todos os bolsos. 

O projeto “Escola do Povo” existe desde 2018 em Margarida’s Place, Paço d’Ilhas, Santo Isidoro. Este ano letivo (2020-21) queremos estender o nosso projeto a outros lugares dentro do conselho de Mafra. 

A programação e apreciação de candidaturas para formadores e atividades é feita por 3 elementos da A3, nomeadamente Gritt Ernst, Mariana Santos e Romana Cunha. As candidaturas são feitas através do nosso site ou por e-mail.  

bottom of page